Conhecida como “Suíça Mineira”, Monte Verde fica a mais de 1500 metros de altitude, ao extremo sul de Minas Gerais e chama atenção por sua arquitetura alpina, herança dos imigrantes europeus e pela variedade dos atrativos turísticos, como pousadas aconchegantes, hotéis e spas luxuosos, além de restaurantes de diversos estilos, de bistrôs a cantinas italianas, de botecos a restaurantes mineiros, com boas opções de lojas de sabonetes, roupas ou chocolates.
Verdadeiro paraíso ecológico, o vilarejo encravado na Serra da Mantiqueira agrada crianças, jovens e adultos em busca da natureza preservada, de turismo equilibrado e de muito sossego.
Acolhedora, Monte Verde recebe e agrada famílias com filhos pequenos, jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados. A geografia local colabora para essa união de interesses tão diferentes, pois atende tanto quem busca o turismo contemplativo, como quem não se contenta apenas em apreciar belas paisagens e quer interagir, explorar e “viver” mais emoções do que cabem em um álbum de fotos da viagem. Ou seja, Monte Verde oferece prazeres para quem só quer fazer uma boa caminhada pela manhã, saborear um bom fondue, namorar à beira da lareira, cavalgar com as crianças e também para os adeptos de atividades radicais.
A história de Monte Verde se confunde com a história de Verner Grinberg, que chegou com sua família ao Brasil em meados de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial.
Atraídos por uma companhia inglesa que explorava madeira, os Grinberg e outros imigrantes da Letônia, instalaram-se numa colônia leta, em S. José dos Campos. Em 1921 é formada a Colônia Varpa, que abriga o mais importante núcleo de imigração da colônia leta para o Brasil. Foi nessa colônia, próxima à cidade de Paraguaçu Paulista, que Verner Grinberg conheceu Emília Leismeir. Em 1936, já casado com Emília, Verner e seu pai sobem até o pé da Serra da Mantiqueira, em lombo de burro, abrindo picada no meio do mato, em busca de um lugar chamado Campos do Jaguari, município de Camanducaia, lugar de clima e paisagens semelhantes à Europa.
Em 1938 adquire terras na região e inicia a formação de uma fazenda. Com o passar do tempo, muitos de seus amigos e conhecidos começaram a sentir atração pelo lugar. Aos amigos e parentes, geralmente europeus e adeptos de sua religião, a batista, cedia terreno para que construíssem casas e viessem morar na fazenda, hoje Monte Verde.
A partir de 1950, Grinberg começou a fazer loteamentos de suas terras e a investir na infra-estrutura da vila.
Monte Verde deriva do nome do seu criador, Grin (verde) e Berg (monte), que veio a falecer em 2006.
Não tem como: passear pelo centrinho de Monte Verde é uma delícia e acaba sendo uma atividade pra todos os dias.
Além do charme das construções em estilo europeu, as inúmeras lojinhas são um convite ao passeio
Onde se concentram as principais lojas, chocolaterias, saboneterias, restaurantes e toda a parte turística da Vila, ideal para passear, degustar a culinária mineira. Encontre roupas de frio, artesanato, geleias, chocolates e tantas outras coisas, e tem também pizzarias, lanchonetes e cervejarias!
Para quem se amarra em uma aventura, que tal percorrer algumas das diversas trilhas que Monte Verde oferece?
Existem trilhas de nível fácil, intermediário e difícil, todas em meio à Serra da Mantiqueira e com um visual de tirar o fôlego!
Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Platô, Pedra Partida, Pico do Selado, todas próximas de 2000mts, os passeios variam de 1 a 3 horas e também a Cachoeira dos Pretos, Trilha do Pinheiro Velho, Aeroporto e a Roda D´Água
Uma das melhores formas de conhecer Monte Verde e aproveitar ao máximo seu passeio, com Guia capacitado. O City Tour é para duas pessoas e você conhecerá os principais pontos turísticos do distrito de Monte Verde.
– Pedra Redonda (trilha de aproximadamente 30min por trilha)
– Paulo das Trutas e Alambique (maior criador de trutas)
– Loja de doces, queijos, vinhos e lembrancinhas;
– Pousada do Castelo (Estilo medieval)
– Aero Flyer (Pousada do Avião)
– Fábrica de Chocolates (Chocolateria)
– Cachaçaria (Destilaria Monte Verde)
– Mirante do aeroporto (A mais de 1560m de altitude)
Monte Verde tem muitas opções de diversão e passeios, tanto pra quem deseja a tranquilidade num passeio à cavalo, como pra quem curti atividades radicais.
Bar de gelo, Patinação no Gelo, Escola de Falcoaria, Paint Ball, Cachoeiras, Passeios de Bike, Passeios a Cavalo, Passeios de Moto, Passeios de Quadriciclo e UTV, Passeios de Trenzinho, Passeios de Jipe, Arvorismo, Tirolesa, Rapel, Bóia Cross, Trekking (Caminhadas) e algumas atividades para crianças como o Parque Ochin.
Algumas dessas atividades são feitas em área segura e preparada nas proximidades de Monte Verde a pouco minutos.
Venda de Casas, Chalés, Terrenos e Sítios
TONINHO ROSA CHALÉS E IMÓVEIS LTDA
CRECIMG: J 8754
Av. Monte Verde, 222 passando o portal de
entrada primeira esquina a direita (Em frente a rotatória).
©2024 Toninho Rosa Chalés – Monte Verde – MG. Todos os direitos reservados.